sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Ritual de Dança do Ventre

Olá bellydances,

Hoje, 15/08, às 19h00, na Fundação Maria das Dores Campos, teremos um ritual de dança do ventre.


Esse ritual tem como objetivo receber as novas alunas que entraram na Fundação com a Prof. Maida Sandrine. No ritual nós (bellydances veteranas) receberemos as novatas com um ritual onde teremos comidas típicas árabe, falaremos um pouco dos conhecimentos e da história da dança, teremos pequenas amostras de dança e muito mais.



Os primeiros rituais

Como todos sabem, a Dança do Ventre existe provavelmente há milhares de anos. Muitas são as teorias sobre suas origem, uma das quais suas raízes surgiram na Índia, sendo difundida pelos ciganos e então divulgada no Ocidente.

Dizem também que ela surgiu no Antigo Egito de acordo com as antigas danças ritualísticas da Idade da Pedra, em religiões que cultuavam a Deusa.

Então, os rituais primitivos eram sempre venerando as divindades femininas. Nos rituais eram realizadas danças que simbolizavam a origem da vida, através de movimentos ondulatórios rítmicos no ventre. Em vários lugares foram encontrados indícios desse tipo de ritual, como por exemplo: Mesopotâmia, Egito, Anatólia. Posteriormente, a dança passou a ser realizada exclusivamente por sacerdotisas dentre dos templos, com total sincronia com os ritmos musicais.



Os rituais eram iniciados com as sacerdotisas dançando e cantando para que a Deusa se manifestasse, depois eram feitas oferendas de flores de lótus, incensos, essências, água e frutas. Sem a presença das sacerdotisas, as cerimônias não poderiam acontecer.


Espero que tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre os rituais e encontro vocês no ritual de hoje!



Beijos ... Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário